Melhor Placa de Vídeo

Todo gamer sonha com a placa de vídeo perfeita. Isso porque é esse hardware que proporciona a melhor experiência de imagem.

Você está em busca de uma placa de vídeo para seu PC Gamer?

Então, hoje vai poder ver as melhores opções desse mercado, com tudo o que precisa para você escolher a melhor placa de vídeo!

Continua por aqui para ver todas as informações sobre as melhores placas de vídeo!

Qual a melhor Placa de Vídeo?

ASUS Geforce GTX 1650 TUF Gaming 4GB DDR6

A ASUS GeForce GTX 1650 TUF Gaming 4GB GDDR6 Graphics Card é a escolha perfeita para quem busca atualizar sua experiência de jogo. 

Principalmente se você quer usar várias telas ao mesmo tempo, com compartilhamento de vídeo e livestreams.

Ela apresenta desempenho gráfico inovador, largura de banda de memória ultrarrápida e um design silencioso que permite você jogar com alta performance. 

Além disso, é construída com Tecnologia Auto-Extreme e reforçada com aço inoxidável 304 para garantir a confiabilidade.

A nova ASUS GeForce® GTX 1650 Turbo é alimentada pela arquitetura Turing™, proporcionando um desempenho até 3X mais rápido do que as placas gráficas da geração anterior para uma incrível experiência de jogo.

Esta GPU revolucionária aumenta a performance em jogos de alta definição e suporta recursos DirectX 12 para proporcionar uma ação super suave. 

Seu design inovador o torna adequado para sistemas compactos e construções HTPC. 

A placa gráfica para jogos ASUS GTX 1650 TUF foi projetada para jogos HD revolucionários e entretenimento 4K/UHD. 

Equipada com a premiada arquitetura NVIDIA Turing™, ela apresenta um relógio de impulso de 1755MHz no modo OC para proporcionar uma performance 5% mais rápida do que as placas de referência. 

O projeto patenteado do ventilador Wing-blade com resistência ao pó IP5X proporciona um fluxo de ar 2X maior e uma performance 3X mais silenciosa. 

Ele também vem equipado com a tecnologia de iluminação ASUS Aura Sync, apresentando uma variedade de LEDs RGB que podem ser personalizados em milhões de cores para combinar com o visual e a sensação do seu equipamento.

Prós:

  • Tecnologia NVIDIA® G-SYNC™
  • O ASUS GPU Tweak II permite que você ajuste parâmetros críticos
  • Controle avançado das ventoinhas
  • Reforçado com aço inoxidável 304
  • Resistência à poeira IP5X
  • Protegida por um backplate rígido

Contras:

  • A placa pode não atender a todas as necessidades

Gigabyte – GeForce RTX 3050, 8GB GDDR6

A placa gráfica GeForce RTX 3050 da Gigabyte apresenta uma interface intuitiva de próxima geração, junto a um processamento gráfico da GeForce RTX 3050. 

Com clock de 1822 MHz e núcleos CUDA de 2560 MHz, essa placa permite experimentar os mais recentes títulos de jogos em alta resolução e fluidez. 

O tipo de memória GDDR6 de 8 GB proporciona amplo espaço para texturas e renderizações, enquanto o sistema de resfriamento Windforce 2X garante que tudo funcione sem problemas, mesmo rodando os jogos mais pesados. 

O ventilador ativo 3D de rotação alternada também mantém seu cartão frio durante longas sessões de jogo, e o resfriamento do visor impede que seu monitor torre.

Mais que tudo, percebi que a placa de vídeo Gigabyte – GeForce RTX 3050, 8GB GDDR6 é perfeita para jogadores que estão procurando uma placa gráfica poderosa.

Essa RTX 3050 garante que você poderá desfrutar dos mais recentes jogos em alta resolução 

Afinal, com a tecnologia NVIDIA Ampere, ela consegue uma máxima performance, também com RT Cores de 2ª geração e Tensor Cores de 3ª geração dedicados.

Conta com Ray Tracing, com ótima renderização dos gráficos em 3D, e AI (NVIDIA DLSS e o NVIDIA Broadcast), o que auxilia a todos os gamers para jogar com mais qualidade realística e sem travar.

Essa placa de vídeo consegue dar conta da velocidade do jogo por conta do DLSS, mantendo a alta qualidade dos quadros e criando imagens ultra nítidas. 

Por isso, ela está entre as melhores placas de vídeo, trazendo uma experiência imersiva excelente.

Prós:

  • NVIDIA Ampere Streaming Multiprocessors
  • 2ª geração RT Cores
  • 3ª geração Tensor Cores
  • Integrado com 8 GB GDDR6 Interface de memória de 128 bits
  • Sistema de resfriamento WINDFORCE 2X 
  • Fans blade exclusivas de 90 mm

Contras:

  • Não está entre as mais baratas

ASUS Cerberus – GeForce GTX 1050 Ti, 4GB GDDR5

A placa gráfica ASUS Cerberus GeForce GTX 1050 Ti OC Edition 4GB GDDR5 foi projetada para uma operação muito eficiente e com economia de energia, ao mesmo tempo em que oferece ótimo desempenho para jogos e multimídia. 

Ela apresenta tecnologia Auto-Extreme com um processo de produção 100% automatizado, além de ventilação dupla resistente ao pó para prolongar a vida útil da placa. 

A capacidade de armazenamento de memória é de 4096,0 MB e a interface PCI-Express 3.0 permite a conexão de até 3 monitores simultaneamente.

Ainda, a tecnologia Auto-Extreme garante qualidade e desempenho consistentes. Também tem uma capacidade de armazenamento de memória de 4096 MB, e uma interface PCI-Express 3.0. 

Essa placa de vídeo é capaz de uma resolução máxima de 7680×4320, e requer 300W de potência. 

Na prática, você alcançará todos os detalhes do seu game, com quadros nítidos e velocidade perfeita, por conta também do Boost Clock de 1455 MHz no modo OC. 

Ela também tem ventilação dupla resistente ao pó para um resfriamento ideal, com ventoinhas certificadas em IP5X (resistência ao pó, trazendo maior tempo de vida útil).

Para quem gosta de livestream, essa placa de vídeo oferece alto desempenho por conta do GPU Tweak II, evitando também atrasos nos frames com o wtfast e melhorando a qualidade da transmissão em tempo real com a XSplit Gamecaster.

E a instalação é fácil, plug and play. Assim, você coloca logo para funcionar essa placa que é capaz de aguentar várias horas com jogos de alta performance.

Prós:

  • Interface PCI-Express 3.0
  • Interface de memória: 128bit
  • Resolução máxima: 7680×4320
  • Projetada com tecnologia Auto-Extreme que garante qualidade e desempenho
  • Permite a conexão de até 3 monitores simultâneos
  • Bom para quem não pode gastar muito

Contras:

  • Apesar de atender bem, já está um pouco ultrapassada

Nvidia Geforce GTX 1660 TI GDDR6 6GB 192 BITS

A NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti é uma placa gráfica com 6GB de memória GDDR6. 

A placa de vídeo tem uma interface de memória de 192 bits, e suporta a interface PCI Express 3.0. 

Ela é projetada para fornecer alto desempenho e saídas DP, HDMI e DVI.

A NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti é projetada com memória GDDR6 de 6GB e interface de memória de 192 bits. 

Essa placa de vídeo suporta a tecnologia NVIDIA Shadowplay Highlights, que permite capturar seus melhores momentos de jogo em resolução de 4K a 60 fps, junto à capacidade de transmitir para Twitch ou YouTube Live quase instantaneamente. 

A GeForce GTX 1660 Ti é executada na arquitetura NVIDIA Turing que é baseada na tecnologia de processo FinFET de 12 nm. Ela vem para melhorar várias gerações de placas, trazendo um desempenho excelente em jogos populares, mas também dá conta de alguns títulos modernos.

Também é compatível com o Microsoft DirectX 12 API nível 12.

Para jogar muitas horas e aumentar o tempo de vida da placa, temos nessa NVIDIA GTX 1660 o sistema de resfriamento WINDFORCE 2X.

As ventoinhas, com isso, apresentam uma dissipação de calor mais que efetiva para uma alta performance.

E toda a parte de captura e compartilhamento de vídeos, sem falar das lives, são potencializados com essa placa de vídeo por conta da GeForce Experience™.

Prós:

  • 6GB de memória GDDR6
  • Memória de 192 bits
  • Interface PCI Express 3.0 
  • Saídas DP, HDMI e DVI
  • Tecnologia NVIDIA Shadowplay Highlights
  • Capacidade de transmitir para Twitch ou YouTube Live quase instantaneamente

Contras:

  • É necessário saber configurar bem

Powercolor AMD Radeon RX 6700 XT 12GB DDR6 192 Bits

A placa de vídeo PowerColor Radeon RX 6700 XT é uma placa gráfica de alto desempenho projetada para gamers e entusiastas. 

A AMD Radeon RX 6700 XT conta com uma velocidade de 1200 MHz, 12GB de memória GDDR6 e barramento de memória de 192 bits. 

O suporte para DirectX 12, OpenGL 4.5, Vulkan API, interface PCI Express 3.0 x16 e HDCP 2.2 fazem desta a plataforma de jogos de última geração.

O PowerColor AXRX 6700XT suporta múltiplas tecnologias avançadas, inclusive: AMD FreeSync™ Tecnologia.

Podemos perceber que essa placa de vídeo foi projetada para gamers que exigem o melhor. 

O design do ventilador triplo garante melhor dissipação de calor, enquanto a iluminação rGB na lateral, tampa e verso da placa acrescenta um toque de estilo. 

O radiador 6X6 mantém sua placa funcionando suavemente, mesmo sob uso pesado, enquanto a próxima geração de PCB e capacitores de alto polímero proporcionam maior estabilidade e potencial de overclocking. 

O Dual Bios permite que você escolha entre melhor overclocking ou operação silenciosa, e o DrMOS proporciona otimização do uso da energia.

Temos, então, a melhor experiência de jogo com taxas de quadros ultra-altas e uma jogabilidade de 4K high-end de alta qualidade.

Também, conta com AMD Infinity Cache, que é uma estrutura revolucionária que permite aos jogadores ver toda a sua biblioteca de jogos, incluindo filmes, músicas e fotos favoritas. 

Ainda, essa capacidade de memória incrivelmente grande permite que os jogadores joguem em suas configurações preferidas sem ter que se preocupar com os tempos de troca de textura e carregamento. 

É um convite aberto para que o mundo do entretenimento se reúna em um só lugar, tudo isso com até 16 GB de memória GDDR6 dedicada. 

Esta placa gráfica também tem um VRM de 10 + 2 estágios que garante melhor overclocking e estabilidade. 

Além disso, são 12 GB de memória GDDR6 e 25% a mais de superfície do dissipador de calor, garantindo taxas de quadros ultra altas e jogos de 4K.

Prós:

  • Velocidade de 1200 MHz
  • 12GB de memória GDDR6 
  • Suporte para DirectX 12
  • Interface PCI Express 3.0 x16 
  • AMD FreeSync™
  • Ótima para streaming

Contras:

  • Preço mais alto

Veredito: a melhor Placa de Vídeo

Hoje, com certeza vamos eleger a Placa de vídeo ASUS Geforce GTX 1650 TUF Gaming 4GB DDR6.

Temos aqui uma placa que dá conta do recado e com um ótimo custo-benefício. A experiência de jogo é ótima, porque ela permite usar diversas telas ao mesmo tempo e até fazer livestreams.

Uma placa de alta qualidade, com Tecnologia Auto-Extreme e reforçada com aço inoxidável 304.

A tecnologia NVIDIA Turing™ traz um excelente desempenho e performance também nos jogos de alta definição. 

Ela proporciona uma experiência para jogos HD e entretenimento 4K/UHD, com clock de 1755MHz no modo OC. Isso tudo traz uma performance 5% mais rápida. 

Ah! E essa placa de vídeo também me traz vantagens para ver filmes UHD e editar fotos ou rodar outros programas mais pesados em meu PC.

Por conta de tudo isso, e principalmente por ser uma ótima placa de vídeo para quem está começando, eu fico hoje com a ASUS Geforce GTX 1650 TUF Gaming 4GB DDR6.

Quais as vantagens de ter uma boa placa de vídeo para PC Gamer?

Você quer elevar o nível de sua experiência com os games? Então, vale muito a pena pensar em ter uma placa de vídeo para PC Gamer.

Um computador com um bom processador até consegue rodar jogos com boa qualidade gráfica, mas só com uma placa de vídeo consegue rodar os games com os gráficos mais recentes. 

Além disso, essa placa também serve para rodar outros programas que exigem alto processamento gráfico, como editores de vídeos de fotos.

Ainda, é preciso pensar no que existe de mais atual tanto em jogos de alta resolução quanto na capacidade de a placa de vídeo dar conta das lives, compartilhamentos e games online.

Por isso, ter uma boa placa de vídeo é vantajoso para quem quer ter uma experiência única com os jogos.

Qual a diferença entre RTX e GTX?

A RTX contém núcleos de desempenho mais fortes, o que aumenta seu processamento de informações do jogo. Também contém núcleos compatíveis com Ray tracing, que não estão presentes na série GTX.

Qual é a diferença entre placa de vídeo embutida e dedicada?

As placas de vídeo embutidas vêm como parte do processador do computador, enquanto as dedicadas são uma peça separada. Como resultado, uma placa embutida ocupa menos espaço, mas tem que dividir seu processamento com a memória RAM do computador. 

Placas dedicadas tendem a ser mais potentes, podem ser trocadas por outras melhores e têm mais espaço entre elas e outras peças, evitando superaquecimento.

Todo PC gamer precisa de uma placa de vídeo dedicada?

Não necessariamente. Se você quer obter o máximo de potencial gráfico das gerações mais recentes de jogos, então o ideal é ter uma placa dedicada e atualizá-la regularmente. Caso contrário, uma placa embutida em um computador com um bom processador pode ser o suficiente.

placa de video

Que tipo de placa é mais adequada para streaming de games?

Fazer o upload constante de uma partida em FullHD a 60 quadros por segundo ou mais está fora de cogitação para a maioria dos planos de internet. Se você quer fazer streaming, precisa de uma placa de vídeo capaz de processar o jogo e também de fazer a compressão de imagem necessária para enviar os dados.

Naturalmente, você vai precisar de uma placa de vídeo com potencial bem mais alto. Quanto mais núcleos de processamento, melhor será seu desempenho, pois não haverá conflito no envio da imagem e no processamento do seu jogo.

Como escolher a melhor placa de vídeo gamer?

Existem vários critérios que determinam a melhor placa de vídeo para o seu PC. Veja aqui os principais critérios.

Conectores

Verifique na placa quais são os tipos de entrada disponíveis. Quase todo modelo possui ao menos uma entrada HDMI, mas você pode querer outros tipos ou mais de uma, caso use vários monitores ou tente gravar e transmitir o jogo.

Resolução compatível com o monitor

Cada placa de vídeo também trabalha com uma resolução diferente. Se você quer jogar um jogo em 4K, por exemplo, precisa de um modelo que seja capaz de lidar com essa resolução. Uma placa de vídeo de 1440p não será suficiente.

Tamanho da peça

Ao comprar uma placa de vídeo gamer, tenha certeza de que ela cai caber no seu computador. É necessário espaço na placa mãe e também no gabinete como um todo para acomodar a placa. Também é ideal ter espaço ou ventoinhas para reduzir os problemas com calor.

Consumo de energia

Como todo componente do PC, sua placa de vídeo também consome energia. Ao instalar, confira se sua fonte gera energia suficiente para suprir também a placa sem causar superaquecimento, pois isso pode prejudicar outros componentes.

Unidades de processamento gráfico

Entre os componentes que determinam o potencial gráfico da placa de vídeo gamer, um dos principais é o número de unidades de processamento. Quanto mais deles, mais cálculos gráficos a placa pode realizar simultaneamente.

Memória de processamento

Junto com o número de núcleos, também há a memória gráfica total da placa. Uma memória maior também permite que a placa processe mais dados gráficos ao mesmo tempo, influenciando principalmente o limite de qualidade gráfica que você pode obter.

Compatibilidade com tecnologias recentes

Com o tempo, novos recursos de processamento e software são criados para melhorar a qualidade gráfica, como o ray tracing. Se você quer usá-los em seu computador, então sua placa de vídeo deve ser recente o suficiente para dar suporte a esses recursos.

Relação entre custo e benefício

Levando em conta todos esses fatores, considere também o tipo de jogos que você busca e como a placa de vídeo influencia sua experiência. Se a sua intenção é jogar os jogos mais recentes com o máximo de qualidade gráfica, então uma placa de vídeo gamer mais recente e de alto potencial é necessária. Caso contrário, você pode optar por modelos de uma geração anterior. Na dúvida, as mais recentes tendem a ter maior potencial.

E então? Gostou da nossa lista de melhores placas de vídeo?

Continue conosco e veja mais produtos incríveis aqui, no CentroGamer!

Deixe um comentário