Melhor Cooler para PC

Se seu PC fica superaquecido facilmente, ou a temperatura da sua cidade não ajuda o seu PC, você precisa comprar o melhor cooler para PC.

Hoje vamos conhecer o melhor cooler, para que seu PC não desliguei sozinho ou superaqueça.

Melhores Coolers

Deepcool – Super Silence

A primeira coisa que precisamos saber sobre esse modelo é que ele é fabricado pela Intel, mas ele vem equipado com vários grampos, sendo assim ele suporta AMD também.

Esse modelo é para quem quer um computador silêncioso, já que sua ventoina é coberta com TPE, que ajuda ainda mais a reduzir o ruído.

O nível de ruído é de 24.7 dB e esse produto conta com 2 tubos de calor (head pipes) em pó metálico.

Mesmo tendo compatibilidade com seu PC, você precisa olhar as dimensões, esse modelo tem 119 x 112 x 75 mm (C x L x A), é só medir e aproveitar.

O Fluxo de Ar é de 25,13 CFM e esse modelo não tem iluminação RGB. Sua velocidade chega até 2200 RPM ± 10%>

É um modelo um tanto simples, na cor azul, mas entrega uma boa ventilação e um trabalho silencioso.

O Super Silence da Deepcool ainda vem com uma pasta térmica prateada no dissipador, você pode usar ela ou pode tirá-la e colocar outra de sua preferência.

Soquetes suportados, Intel LGA1155/1156/775 e AMD AM4/AM3/AM2+/AM2/940/939/754.

Prós:

  • Air cooler
  • Ventoinha silenciosa
  • Dissipador com pasta térmica
  • Abaixa bem a temperatura

Contras:

  • 2 head pipes
  • Não tem iluminação

Cooler Master – T20

O T20 da Cooler Master é um modelo simples, sem iluminação RGB ou LED, mas que entrega a qualidade já conhecida da marca.

Ele é um fan (ventilador) que aceita soquestes de CPU Intel LGA 1366/ 115x/ 775 e AMD AM4/AMD FM2 +/ FM2/ FM1/ AM3 + AM3/ AM2.

São 2 head pipes (tubos de calor) de alumínio para que seu computador fique ventilado.

A velocidade do ventilador é de 2000 RPM e o fluxo de ar de 31.7 CFM.

O nível de ruído é de 30 dBA. Com essas configurações ele não se encaixa nos modelos mais silenciosos mas também não se encaixa nos mais barulhentos, deixando ele como intermediário em relação aos ruídos.

Ele acompanha uma pasta térmica de qualidade. Você não precisa se preocupar em comprar outra.

O preço desse cooler é acessível, como é um modelo mais simples e que pode causar um pouco de ruído, esse modelo é um ótimo cooler de entrada, mas também um cooler que atende as necessidades do usuário sem precisar de trocar por um melhor.

Suas dimensões são: 9.5 x 8 x 11.7 centímetros.

Prós:

  • Air cooler
  • Pasta térmica
  • Abaixa bem a temperatura
  • Custo benefício

Contras:

  • 2 head pipes
  • Não tem iluminação
  • Instalação complicada

Cooler Master – MF120L

Você quer um modelo bom, barato e com iluminação RGB, LED vermelho, branco ou roxo? Se sim, você precisa dar uma olhada no MF120L da Cooler Master.

Esse modelo vem com 4 pedaços de anel de borracha junto com a ventoinha, assim você tem um modelo bom e silencioso, além de ter uma iluminação bonita.

E falando da iluminação, esse cooler é compatível com Asus AUra, ASRock RGB, Gigabyte FUsion e MSI RGB. Você pode combinar a iluminação do cooler com a do seu PC e dos seus componentes.

Ele conta com 3 pinhos de conectores de energia da ventoinha, um ruído de até 25 dBA, a velocidade da ventoinha de 1200 RPM ± 150 e fluxo de ar de 32 CFM ± 10%.

As dimensões desse coler são de 120 x 120 x 25 mm / 4.7 x 4.7 x 1 polegada.

Seu design de ventilador ainda conta com 7 lâminas, para ajudar tanto no barulho quanto na rapidez em que seu CPU será resfriado.

Mesmo que você não curta iluminação RGB, você pode optar pelos modelos LED. Sendo assim um cooler que pode agradar a todos.

Prós:

  • Air cooler
  • Pasta térmica
  • Abaixa bem a temperatura
  • Custo benefício
  • Iluminação

Contras:

  • Cabo curto

C3Tech Gaming – L120M

O melhor custo benefício da nossa lista e do mercado, fica por conta do L120M da C3Tech Gaming.

Além de ser o mais barato, ele ainda tem um design bem moderno com um anel de LED, com 5 cores diferentes integradas na estrutura desse cooler.

Ele tem o conector molex de 4 pinos, 7 lâminas no seu ventilador, a velocidade desse cooler é de 1200 ± 15% RPM.

O fluxo de ar é de 28,34 CFM e o nível de ruído de 23,2 dBA. Essas configurações fazem dele um cooler silencioso, bom, com boa capacidade de ventilação e iluminado.

Esse modelo é de fácil instalação, você conecta o cabo na parte de trás do PC, não na placa mãe.

Por ter um preço super acessível, o mais acessível achado no mercado atual, você pode comprar 2 ou mais desse cooler, o preço ainda vai sair em conta e você aumenta ainda mais a potência do resfriamento.

Suas dimensões são 120x120x25mm. Caso você queira comprar mais de um, preste atenção na hora de medir, para ter certeza que todos os coolers irão caber no seu CPU.

Prós:

  • Air cooler
  • Abaixa bem a temperatura
  • Melhor custo benefício
  • Iluminação
  • Silencioso

Contras:

  • Não é PWM

Corsair – Hydro Series H45

Se você prefere um water cooler ao inves de um air cooler, os modelos da Corsair são um dos melhores produtos atualmente.

Os melhores condutores para resfriamento são os de cobre, e é isso que esse produto entrega. O cobre é superior nas transferências de calor.

A bomba complementa ainda mais o cobre, porque ela tem uma circulação rápida e não ocupa quase nada do seu espaço.

Se você acha que ao comprar um water cooler está fadado a sempre reabastecer água, está muito enganado. Porque esse water cooler já vem cheio e nunca vai precisar ser reabastecido ou preparado.

Além de tudo isso ele tem ferramenta de borracha de baixa permeabilidade, ou seja, a evaporação é mínima, o que ajuda a melhorar mais a vida útil, além de oferecer flexibilidade e proteção contra vazamentos.

Se você se preocupa caso seu CPU não suporte esse modelo, não precisa mais. Se seu gabinete tiver montagem de ventoinha de 120 mm, você pode comprar esse cooler sem medo, pois ele é compatível e silencioso.

As dimensões dele são 27 x 13.5 x 21.5 centímetros e seu nível de ruído é de 31 dB.

Prós:

  • Water cooler
  • Abaixa muito bem a temperatura
  • Não precisa preocupar com a água
  • Rador de 120 mm

Contras:

  • Não tem iluminação
  • Preço

Corsair – Hydro Series H100x

Esse cooler na verdade são duas ventoinhas de 120 mm e um radiador de 240 mm juntos.

Com o radiador de alumínio de 240 mm você tem a total certe4za de que ele é capaz de resfriar cada mínimo detalhe e componente do seu CPU, deixando em uma temperatura ideal.

Para ajudar ainda mais as duas ventoinhas PWM SP Series de 120 mm tem um resfriamento ótimo que vai de 600 RPM até 1.700 RPM, o que ainda ajuda a deixar o ruído no mínimo e aumentar a ventilação do seu cooler.

Se você acha que water cooler não tem iluminação, está prestes a ver que não é verdade, porque esse cooler tem a cabeça da bomba com a iluminação LED branca.

Para completar a placa de cobre é fria e termicamente otimizada e a bomba é eficiente e silenciosa.

A instalação é fácil, você não precisa sofrer se tiver CPU com soquete intel LGA – 1150 / 1151 / 1155 / 1156 / 1366 / 2011 / 2011-3 e 2066 e AMD AM4/ AM3 / AM2 / FM1/ FM2.

O nível de ruído é de 28 dBa e suas dimensões são de 12 x 2.7 x 27.5 centímetros.

Prós:

  • Water cooler
  • Abaixa muito bem a temperatura
  • Não precisa preocupar com a água
  • 2 ventoinhas PWM de 120 mm
  • Radiador de 240 mm
  • Iluminação de LED branco

Contras:

  • Preço

Veredito: Qual o Melhor Cooler Para PC

A decisão do melhor modelo encontrado no mercado atual foi difícil, ainda mais porque existem modelos air cooler e water cooler.

Como infelizmente o as opções de water cooler são mais caras, acabamos nos voltando mais para as opções air cooler.

Olhando todos os quesitos, como, qualidade, preço, velocidade da ventoinha, fluxo de ar, heat pipes e iluminação, elegemos oSuper Silent Ice Edge Mini Fs V2.0 da Deepcool.

Ele é compatível com diversos soquetes (Intel LGA1155/1156/775 and AMD AM4/AM3/AM2+/AM2/940/939/754) por ser equipado com vários grampos, além de ser pequeno (25.9 x 31 x 35 centímetros), o que o torna ideal para quem não tem tanto espaço sobrando no CPU.

A ventoinha é coberta de TPE para reduzir ainda mais o barulho e ele ainda tem o dissipador com placa térmica.

Infelizmente, esse produto vem só com dois heat pipes (tubos de calor), mas como a maioria das opções da nossa lista também tem apenas dois, não faz muita diferença.

Lógico que um produto com mais heat pipes seria melhor, mas quanto mais heat pipe, mais elevado o preço fica.

Se você acha que 2 não são o suficiente, você pode comprar mais de um Super Silent, afinal, quanto mais melhor, ainda mais que o preço desse cooler não é abusivo.

Porém, se você preferir um water cooler, tem que estar disposto a gastar um pouco mais, já que essa tecnologia é mais cara que as opções air.

Os dois da Corsair são ótimos e fazem toda a diferença, o Hydro Series H100x é completo, você vai ter duas ventoinhas PMW de 120 mm, um radiador de 240 mm e até uma cabeça de boma com iluminação LED.

Não se esqueça de encontrar um modelo depois de medir o espaço disponível no seu CPU.

O que é um cooler?

O cooler é um produto feito para evitar o superaquecimento de um PC, ou notebook.

Um cooler resfria o computador, agindo como um ventilador (você também pode encontrar escrito como fan) que ventila e esfria os outros componentes do PC.

Esse produto pega o ar que vem de fora do computador e o distribui, abaixando a temperatura e assim impedindo que o superaquecimento estrague ou desligue os computadores.

Mas por que um PC precisa de um cooler?

Como dito acima, o superaquecimento pode acabar desligando seu computador sozinho, além de desgastar os componentes dele com o tempo se for desligado diversas vezes sozinho.

Hoje, no Brasil, existem lugares que a temperatura já é mais elevada, como o Rio de Janeiro, Macéio, etc., e esse calor só vai aumentar quando o CPU estiver trabalhando.

Se você joga ou usa o PC intensamente para outras atividades, como edição de vídeos, deve ter reparado que o seu computador superaquece e as vezes até faz um barulho mais alto.

Hoje encontramos coolers baratos, vale muito a pena você comprar um cooler, porque além de evitar as temperaturas elevadas, você também estará aumentando a vida útil dos componentes do seu PC.

O que olhar ao escolher o melhor cooler

É recomendável escolher o cooler depois de montar todo o PC. Isso acontece porque o cooler precisa ser compatível com o soquete do processador.

Outro ponto para a escolha ser depois de montar os outros componentes, é saber qual o tamanho disponível para o cooler, dependendo do tamanho dos outros componentes você pode até colocar mais de um cooler, ou talvez tenha que colocar um cooler menor.

Não se preocupe, hoje encontramos coolers de tamanhos variados, para atender todo tipo de CPU.

Além disso, se você não tem certeza se o cooler é compatível com o soquete, você pode conferir isso no manual ou no site do fabricante.

Velocidade da Ventoinha

Se você prefere um PC silencioso ou quer diminuir o barulho que ele faz, o cooler pode te ajudar com isso.

Primeiro, você precisa saber a velocidade da ventoinha, porque essa velocidade e o tamanho das pás do ventilador que ditam o resfriamento do cooler.

Se você quer um PC mais silencioso, você deve optar por um modelo com menos RPM, afinal, quanto mais RPM tiver, mais alto será o barulho.

Hoje já encontramos no mercado alguns modelos onde o usuário pode personalizar a quantidade de RPM. Se você não tiver certeza se o barulho te incomoda ou não, dê uma olhada nesses modelos, já que com eles você pode alterar o barulho.

cooler para PC

Fluxo de Ar

Outra coisa importante que devemos prestar atenção é no fluxo de ar.

Para medir a quantidade de ar, é usado o CFM, aqui nós usamos a seguinte lógica: “quanto maior for CFM, mais ar vai ser ventilado”.

Como priorizamos modelos que atendem ao público gamer, acreditamos que o indicado para quem joga bastante seria um cooler com 34 CFM ou mais, mas se você não joga tanto um cooler com 25 CFM atende bem ao propósito de resfriamento.

Iluminação

Como praticamente todos os componentes atuais de um PC gamer, coolers também vem com iluminação RGB.

A iluminação não é algo necessário para o funcionamento de um cooler, nem de um computador, seja ele gamer ou não.

Mas, como essa opção incrementa a experiência, encontramos diversos produtos com iluminação RGB, para seu desktop fique a sua cara.

Também encontramos iluminação de apenas uma cor. Basta você escolher a que mais te agrade, mesmo que você prefira nenhum tipo de iluminação.

Quantidade de Heat Pipes

Heat pipe ou também conhecido como Tubulação de Calor, é um ou mais tubos que tem condutividade térmica para resfriar o calor.

Como são condutores, os heat pipes feitos de cobre tem um melhor desempenho que os de outro material, já que o cobre é bom condutor de calor.

Aqui, quanto mais heat pipes tivermos, melhor. Porém também quanto maior, mais o custo benefício aumenta.

É recomendado comprar um cooler com 2 ou mais heat pipes. Lembrando que tudo depende do seu uso, computadores gamer ou para edição de vídeo precisam de uma ventilação melhor do que os para uso diário.

Air Cooler x Water Cooler

Temos 2 modelos principais de cooler. Os coolers que usam ar, ou os que usam água.

Mas modelos water cooler não são perigosos? Afinal, colocar água tão próxima de componentes que podem estragar por causa da água não é perigoso?

Por incrível que pareça, a resposta dessas perguntas é não. Os modelos water cooler utilizam pouquíssima água destilada, a água é tão pouca que não é capaz de conduzir eletricidade, então não há risco de estragar seu computador.

Agora modelos air cooler são os mais conhecidos, eles são movidos a ar, o ar é o responsável por diminuir o calor dos processadores.

Geralmente air coolers tem melhores ventiladores e preços mais acessíveis. Enquanto water coolers deixa a temperatudo estável, mas são mais caros.

Gostou do nosso review? Caso queira review de outro produto, é só deixar seu comentário abaixo.

Deixe um comentário